quarta-feira, 5 de agosto de 2009

LCROSS detecta vida na Terra!

Após completar a calibração de seus equipamentos científicos, a sonda LCROSS retornou dados que revelam a existência de vida na Terra!


(Engenharia & Astronomia) Você pode olhar para o gráfico e não ver nada de muito impressionante, mas há algo muito importante que revela a existência de vida na Terra.


Além de ter detectado Ozônio (O3), Água (H2O), e possívelmente Vegetação, o LCROSS também detectou Oxigênio (O2).

Por quê ter detectado Oxigênio é importante?

O2 é bem instável, se for colocado na atmosfera de algum planeta aleatório, em algumas semanas ele terá completamente desaparecido, tendo se combinado com outras moléculas ou queimado.
Nós temos bastante O2 no nosso ar porque temos plantas que produzem oxigênio na mesma velocidade que ele é consumido pelos seres vivos, mantendo sempre um equilíbrio.

Procurar por O2 na atmosfera de planetas é um dos meios que podem ser usados por astrônomos para detectar vida, embora atualmente seja muito difícil, porém possível, de usar esta técnica. Melhores tecnologias irão eventualmente facilitar o uso dessas técnicas para detectar vida extraterrestre.

O LCROSS também detectou algo que pode ser vegetação, o que já é uma prova direta de vida, mas vamos esperar para ver se realmente é vegetação ou simplesmente um alarme falso.

Resta determinar se a vida encontrada na Terra é inteligente, mas os resultados podem ser um golpe direto aos nossos egos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário