quarta-feira, 1 de julho de 2009

'Barriguinha' no Equador da Terra inclui também os oceanos, dizem cientistas

'Inchaço' é resultado de atuação combinada da gravidade e da rotação.Se planeta parasse de girar, consequências seriam catastróficas.

(The New York Times / G1) Sabemos que a Terra é mais "inchada" no Equador. Mas será isso inclui os oceanos? Existe uma elevação no oceano, disse Arnold L. Gordon, diretor associado da divisão de física climática e oceânica do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia.

"À medida que a Terra gira, uma forca centrífuga é direcionada para fora, para longe do eixo de rotação", disse Gordon. "Essa força é mais forte para uma partícula no Equador, que tem um caminho mais longo para percorrer ao redor de cada dia do eixo da Terra, apesar de sua grande distância do eixo terrestre." Enquanto isso, afirmou o cientista, a gravidade, induzida pela massa terrestre, também está agindo em cada partícula. As forças se combinam para produzir o que é chamado de gravidade observada, que não aponta para o centro da Terra.

A Terra se deforma; de uma esfera passa a ser um esferoide achatado nos pólos, disse Gordon. "Quer dizer, uma esfera com uma leve saliência na região equatorial, já que a força centrífuga está agindo para 'jogar' as partículas longe do eixo terrestre, enquanto a gravidade está puxando-as. Ainda bem que a gravidade vence a batalha", disse ele. A superfície do oceano se conforma com a parte sólida da Terra à forma esferoide-achatada, disse Gordon. Se a Terra parasse de girar, haveria várias consequências catastróficas, disse Gordon. "A protuberância do oceano no Equador viraria uma enorme onda em direção aos polos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário