quinta-feira, 4 de junho de 2009

Antártida se parecia com os Alpes há 34 milhões de anos, diz estudo

Equipe usou dados de radar para mapear relevo debaixo da 'neve eterna'.Mudanças climáticas criaram continente gelado após 20 milhões de anos.

(G1) Quem entrasse numa máquina do tempo rumo a um verão qualquer na Antártida de 34 milhões de anos atrás daria de cara não com o continente gelado de hoje, mas com deslumbrantes paisagens alpinas, não muito diferentes das fotografias abaixo. Usando dados obtidos por radar, uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu "enxergar" através de quilômetros de geleiras eternas e determinar que as montanhas Gamburtsev, no centro da Antártida, tinham vales, rios e geleiras semelhantes aos dos Alpes nessa época remota.

Montanhas do País de Gales dão ideia de como era o ambiente antártico, como nesta foto (Foto: Martin Siegert/Divulgação)


Outro exemplo galês é o vale de Cwm Idwal (Foto: Martin Siegert/Divulgação)



Outra visão galesa do que pode ter sido a Antártida no passado remoto (Foto: Martin Siegert/Divulgação)

O relato das descobertas está na edição desta semana da revista científica "Nature". A equipe liderada por Martin Siegert, da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), afirma que a antiga topografia alpina da Antártida ficou preservada debaixo das camadas de gelo.

Segundo os pesquisadores, levando em conta o relevo característico dessas estruturas, a temperatura média da região durante o verão era igual ou superior a 3 graus Celsius positivos. Parece pouco, mas é um calor bem maior do que as dezenas de graus negativos que dominam a área hoje.

Mudanças ligadas à circulação das correntes marítimas e ao posicionamento dos continentes acabaram levando ao gradual congelamento da Antártida continental, concluído por volta de 14 milhões de anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário