segunda-feira, 6 de abril de 2009

Bloco de gelo Wilkins se despreende da Antártica

(Apolo11) O gigantesco bloco de gelo Wilkins do tamanho da Jamaica se soltou de duas ilhas da Antártica durante este fim de semana, segundo informações de pesquisadores.


Imagem captada pelo satélite Envisat, da ESA, mostra uma das rachaduras na plataforma
de gelo de Wilkins, responsável pelo despreendimento do iceberg.(Envisat/ESA)


O bloco Wilkins estava preso às ilhas Charcot e Latady no oeste do continente antártico por uma fina ponte de gelo.

De acordo com os cientistas, já era previsível que o bloco se desprenderia da Península Antártica. Seu tamanho está diminuindo desde a década de 90 e para muitos pesquisadores o rompimento é uma evidência do aquecimento global.

Imagens de satélite da Agência Espacial Européia (ESA) indicavam que a ponte estava muito perto de se romper.

O pesquisador David Vaughan, do instituto British Antarctic Survey, monitora os movimentos do bloco Wilkins desde janeiro com a ajuda de um GPS na ponte de gelo.

Com o rompimento, centenas de icebergs flutuam agora no lado oeste da Antártica perto da extremidade sul da América do Sul. Neste momento o rompimento do bloco Wilkins não deve ter impacto direto no nível do mar porque as placas de gelo apenas se soltaram, mas não derreteram.

Nos últimos 50 anos, o aumento da temperatura na Terra soltou por completo outros blocos de gelo na região, como Prince Gustav, Larsen Inlet, Larsen A, Larsen B, Wordie, Muller e Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário