quinta-feira, 21 de março de 2013

Apenas geleiras periféricas da Groenlândia representam 10% de possível aumento do nível do mar



(O Globo) Cientistas calculam que apenas o desaparecimento das geleiras periféricas da Groenlândia, no Hemisfério Norte, representará 10% da contribuição de todo o derretimento de gelo dos polos da Terra para o aumento do nível do mar. Os pesquisadores observaram o comportamento de tais geleiras que, apesar de estarem ocasionalmente ligadas com a camada principal de gelo do território, tem uma dinâmica de retração diferente.

A descoberta, publicada na revista “Geophysical Research Letters”, será importante para ajudar cientistas a melhorarem a previsão de contribuição da Groelândia para o aumento do nível do mar.

Por meio de lasers que medem a altura do gelo, e um inventário recém-concluído de geleiras da Groelândia e suas calotas, cientistas do programa de financiamento europeu ice2sea foram capazes de determinar as alterações na massa dos corpos glaciais que estão separados da camada de gelo principal.

- O derretimento do gelo na Groelândia é conhecido por ser uma das principais fontes para o aumento do nível do mar. Ao lado da camada de gelo de grande porte, há milhares de geleiras periféricas que não estão ligadas ou não. A área dessas geleiras é cerca de 50 vezes maior do que a cobertura de gelo dos Alpes - disse o autor principal do estudo, Tobias Bolch, da Universidade de Zurique.

O estudo dá mais detalhes sobre a estabilidade das geleiras do território dinamarquês, mostrando que a perda de massa de gelo é maior no Sudeste e menor no Norte, onde as temperaturas são mais baixas. A perda de gelo nas geleiras periféricas são até 2 vezes e meia maiores que na camada de gelo principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário