(Folha) O aumento na temperatura tornou 2011 o décimo ano mais quente da história, segundo a WMO (World Meteorological Organization).
O relatório da agência de meteorologia ligada à ONU, que fornece um panorama do clima em nível global, indica também que a extensão do gelo ártico é o segundo menor.
Os dados, divulgados nesta terça-feira durante a COP-17 (17ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), mostram que a temperatura sofreu uma pequena redução pela ação do La Niña, fenômeno que costuma provocar o resfriamento das águas do oceano Pacífico, mas ainda assim 2011 foi considerado quente para os padrões.
"Nossa ciência é sólida e prova inequivocadamente que o mundo está se aquecendo, e esse aquecimento é em razão da atividade humana", comentou o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud.
Jarraud acrescentou que as emissões de gases-estufa estão em seus níveis mais altos, fazendo com que haja um aumento de 2 a 2,4 graus Celsius na temperatura global.
Segundo estimam cientistas, esse cenário pode levar a mudança profundas e irreversíveis do planeta Terra, da sua biosfera e de seus oceanos.
A WMO também alertou para o degelo que ocorre no Ártico. Em 9 de setembro deste ano, a área do gelo chegou ao patamar de 4,33 milhões de quilômetros quadrados.
O número é 35% inferior à média registrada entre 1979-2000 e um pouco mais do que o recorde mais baixo já registrado em 2007.
----
Matérias similares no Terra, G1, UOL, R7 e DN - Portugal
----
E mais:
Os 13 anos mais quentes da história estão entre os últimos 15 (Terra), com matérias similares no JB e Veja
.
Aquecimento do planeta provocará climas mais extremos, diz ONU (UOL)
.
Agência diz que 2011 é o décimo ano mais quente desde 1850 (UOL)
.
Ano de 2011 encerra década mais quente da história, diz ONU (Veja), com matérias similares no Yahoo e UOL
.
Relatório da OMM aponta evidências de que o mundo está mais quente (Correio Braziliense)
.
Entenda o que é a conferência do clima na África do Sul (Folha)
.
Degelo de solo ártico acelera aquecimento mais do que o previsto (Veja), com matéria similar no Yahoo
.
Metade dos gases estufa é gerada por 5 países; Brasil é o 6º emissor, diz relatório (UOL), com matérias similares na Veja e Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário