terça-feira, 11 de outubro de 2011

Imagem Registra os Chamados Sun Cups Na Geleira Lemon Creek no Alasca



(EPOD/Cienctec) A foto acima mostra uma superfície glacial mosqueada e foi feita na Geleira Lemon Creek, não muito distante de Juneau, no Alasca. Essa foto foi feita às 5:45 da manhã, hora local, do dia 17 de Julho de 2011. A visão aqui é em direção a leste sobre a Geleira Lemon Creek, desde a crista da cadeia de montanha que o lar do acampamento 17 do Juneau Icefield Research Program (JIRP). Apresentado nessa imagem está a zona de acumulação, onde mais neve caiu do que derreteu a cada ano, próximo da cabeça da geleira. Mesmo sendo meio do mês de Julho de 2011, ainda tem quase 3 metros de neve nova no topo da última acumulação do ano. A compactação dessa neve, mais o derretimento e recongelamento tem aumentado a densidade do pacote de neve para aproximadamente 500 kg/cu.m, enquanto vagarosa mas constantemente vai se solidificando, o gelo glacial azul fica com uma densidade de 850 kg/cu.m. É importante aqui comentar que a densidade da neve nova que cai é de aproximadamente 100 kg/cu.m

A superfície do pacote de neve tem desenvolvido uma textura marcada através de um processo de derretimento e evaporação da neve e da formação de gelo na superfície. A água resultado do derretimento é armazenada em pequenas e pouco notadas depressões que se formam na superfície como resultado da ação do vento, ou talvez do derretimento realçado pela presença de um pouco de partículas ou de poeira escura. A presença da água resultante do derretimento acelera o processo de derretimento na depressão, enquanto nas cadeias entre as depressões, a evaporação acontece. O derretimento necessita de somente 1/7 a mais de energia do que a evaporação, assim com o passar do tempo as depressões ficam mais profundas e mais largas para formar o que conhecemos como “sun cups”. Pequenos “sun cups” podem servir como degraus para os montanhistas tanto na descida como na subida, mas à medida que eles crescem, se tornam maiores e mais profundos, e assim as cadeias congeladas que se formam tornam-se um impedimento para se ter uma viagem tranquila, mesmo em superfícies relativamente planas.

O detalhe da imagem acima mostra um “sun cups” encontrado no final da manhã enquanto os estudantes que do programa pré-universitário do JIRP excursionavam pelo gelo. O rastro deixado pela equipe que caminhava neve e o local onde encontraram o “sun cups” podem ser vistos perto da parte central direita da foto maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário