Imagem mostra focos de incêndio nas margens do Rio Xingu, em MT. Queimadas no bioma caíram cerca de 66% em 2011, comparado a 2010.
(G1) Imagem feita por astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) mostra grandes focos de incêndio nas margens do Rio Xingu, no trecho da Amazônia localizado no estado de Mato Grosso.
A foto é de 17 de setembro, período considerado crítico no bioma devido à forte seca. Bancos de areia aparecem em alguns trechos do rio, devido ao baixo nível das águas. O Rio Xingu nasce em MT, corta o Pará e deságua no Rio Amazonas.
De acordo com o sistema de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º e 30 de setembro foram registrados 3.164 focos de queimada na floresta amazônica em MT. No mesmo período do ano passado, foram 7.784 focos no bioma.
Entre 1º de janeiro e 13 de outubro de 2011, o bioma Amazônia concentrou 27.139 focos de incêndio, número aproximadamente 66% menor que no mesmo período do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário